Designer explica como a iluminação pode transformar um ambiente

Um projeto luminotécnico influencia muito no comportamento e nas sensações nos ambientes. Decorar um espaço não só é escolher materiais e objetos decorativos, mas os valorizar com a iluminação adequada.

IluminAr te

A iluminação é parte fundamental do projeto de interiores, mas muitas vezes ela é vista apenas com sua função utilitária. Muito mais que iluminar, os efeitos criados pelos diversos artifícios de iluminação, causam sensações boas, dão mais personalidade e vida ao ambiente, e valorizam além de otimizar as atividades naquele espaço.

A designer de interiores Rhayanna Gonçalves explica que projetar a iluminação é muito mais do que evitar excessos de luz ou cantos escuros em uma área, um projeto adequado traz muitas vantagens. “O projeto luminotécnico é fundamental na composição dos ambientes, as sensações geradas pela iluminação são capazes de nos transmitir aconchego, conforto, orientar fluxos, nos deixar mais concentrados e alertas, bem como criar cenários diferentes. Variações de luz em um mesmo ambiente são um bom artificio para gerar economia de energia e ampliar o leque de sensações possíveis nesse espaço. A iluminação, além de funcional, deve valorizar o ambiente e trazer estímulos adequados a quem o utiliza.”, afirma a especialista.

Rhayanna Gonçalves – Designer

A criatividade na hora de trabalhar este elemento é importante. “Em uma sala, por exemplo, para que a iluminação atenda especificamente à necessidade em vários contextos de usos, podemos pensar em um pendente para a mesa de jantar, que seja funcional durante as refeições, e luzes indiretas ou de foco mais fechado no espaço de estar, criando um cenário de penumbra enquanto se assiste um filme.”, exemplifica Rhay.

Por afetar diretamente o comportamento e as emoções de quem utiliza os espaços, o projeto deve ser pensado analisando as necessidades de cada ambiente, para que além de bonito, seja funcional e eficiente.

Rhay diz que o estudo das sensações criadas é a princípio intuitivo, mas se confirma através de estudos. “A iluminação sempre foi uma prioridade em meus projetos. Pensar na funcionalidade, economia, beleza e elegância gerados por um bom projeto é fundamental para a criação de ambientes que atendam as necessidades e expectativas das pessoas que vão compartilhar o espaço projetado”, encerra a profissional.

 

Deixe uma resposta